Isto não é mais uma estória, mas sim a pura e dura realidade, passada num HOSPITAL CENTRAL!Domingo ao fim da tarde, o INEM transporta um doente aparentemente vítima de um AVC para a URGÊNCIA.
Pela Comunicação Social (ou será antes o Ministério da Propaganda?) sabia que tinham implantado um sistema de "VIA VERDE" para estes doentes.
Pois, ou ouvi mal ou era "publicidade enganosa"...
Na triagem de acesso vi passar à frente miúdos com cortes nos pés (garrafas partidas na praia), uma senhora com indisposição estomacal, um drogado com ressaca, uma histérica (do foro psiquiátrico) .... enfim, a urgência do processo de ataque rápido a um AVC, desvaneceu-se perante aquele quadro de incompetências.
Quando, finalmente, o doente passou à triagem, um enfermeiro (não médico), mal encarado, talvez por estar no turno do Domingo, MANDOU estacionar a maca no corredor!
O TEMPO passa, até que por fim, chega um jovem médico espanhol que, instado por mim, tenta acelarar o processo de análises, TAC...o usual.
Claro que, saídos do médico.... corredor....
As enfermeiras destinadas à recolha de sangue e urina para análises estavam SÒZINHAS a discutir o novo JEEP que uma delas tinha comprado!!!
Fiquei pocesso! Dei três berros, pús tudo a andar mas... com má cara! A ida para o TAC já foi rápida, assim como o resultado.
Chegamos agora ao caricato: não há Neurologistas num HOSPITAL CENTRAL DAS 20,30H ÀS 10H DO DIA SEGUINTE!!!!!!!
Dá para acreditar?
O referido doente passou a noite no corredor das urgências, sem dormir, pois as ditas cujas são um autêntico pandemónio, não pelos utentes, mas sim pelos funcionários que andam a falar das férias, futebol e política aos berros, sem o mínimo respeito pelos doentes "empilhados" num espaço nada condigno com a sua condição e sofrimento.
Na manhã seguinte, pelas 8,30h, lá continuava o doente "arrumado", com frio, pois só um mero lençol o abrigou das inclemências do ar-condicionado regulado, com toda a certeza, para os jovens médicos e enfermeiros, mas nada condizente com pessoas idosas!
Pelas 10,30h lá chega o ensonado neurologista o qual, com 2 minutos de exames e 20 no computador, entretanto interrompidos por colegas que queriam saber do seu fim-de-semana, lá despachou o doente com uma nova medicação, para a sua residência!
Afinal não tinha sido um AVC, mas sim um ENFARTE que, felizmente tinha regredido.
De notar que a ALTA é dada à velocidade da luz!....antes de sair já está a estorvar............
Resumindo:
O SNS até pode estar bem estructurado, mas o pessoal que lá trabalha é que dá cabo dele!!!!
O que mais choca é o tratamento "brutal" que todos esses "profissionais" dão às pessoas indefesas que ali se encontram.
Mas, como digo sempre...... é Portugal, ninguém leva a mal!
Até à próxima


Sem comentários:
Enviar um comentário