segunda-feira, 14 de julho de 2008

SNS - URGÊNCIAS...

Isto não é mais uma estória, mas sim a pura e dura realidade, passada num HOSPITAL CENTRAL!

Domingo ao fim da tarde, o INEM transporta um doente aparentemente vítima de um AVC para a URGÊNCIA.

Pela Comunicação Social (ou será antes o Ministério da Propaganda?) sabia que tinham implantado um sistema de "VIA VERDE" para estes doentes.
Pois, ou ouvi mal ou era "publicidade enganosa"...

Na triagem de acesso vi passar à frente miúdos com cortes nos pés (garrafas partidas na praia), uma senhora com indisposição estomacal, um drogado com ressaca, uma histérica (do foro psiquiátrico) .... enfim, a urgência do processo de ataque rápido a um AVC, desvaneceu-se perante aquele quadro de incompetências.

Quando, finalmente, o doente passou à triagem, um enfermeiro (não médico), mal encarado, talvez por estar no turno do Domingo, MANDOU estacionar a maca no corredor!

O TEMPO passa, até que por fim, chega um jovem médico espanhol que, instado por mim, tenta acelarar o processo de análises, TAC...o usual.

Claro que, saídos do médico.... corredor....
As enfermeiras destinadas à recolha de sangue e urina para análises estavam SÒZINHAS a discutir o novo JEEP que uma delas tinha comprado!!!
Fiquei pocesso! Dei três berros, pús tudo a andar mas... com má cara! A ida para o TAC já foi rápida, assim como o resultado.

Chegamos agora ao caricato: não há Neurologistas num HOSPITAL CENTRAL DAS 20,30H ÀS 10H DO DIA SEGUINTE!!!!!!!
Dá para acreditar?

O referido doente passou a noite no corredor das urgências, sem dormir, pois as ditas cujas são um autêntico pandemónio, não pelos utentes, mas sim pelos funcionários que andam a falar das férias, futebol e política aos berros, sem o mínimo respeito pelos doentes "empilhados" num espaço nada condigno com a sua condição e sofrimento.

Na manhã seguinte, pelas 8,30h, lá continuava o doente "arrumado", com frio, pois só um mero lençol o abrigou das inclemências do ar-condicionado regulado, com toda a certeza, para os jovens médicos e enfermeiros, mas nada condizente com pessoas idosas!

Pelas 10,30h lá chega o ensonado neurologista o qual, com 2 minutos de exames e 20 no computador, entretanto interrompidos por colegas que queriam saber do seu fim-de-semana, lá despachou o doente com uma nova medicação, para a sua residência!
Afinal não tinha sido um AVC, mas sim um ENFARTE que, felizmente tinha regredido.

De notar que a ALTA é dada à velocidade da luz!....antes de sair já está a estorvar............

Resumindo:
O SNS até pode estar bem estructurado, mas o pessoal que lá trabalha é que dá cabo dele!!!!

O que mais choca é o tratamento "brutal" que todos esses "profissionais" dão às pessoas indefesas que ali se encontram.

Mas, como digo sempre...... é Portugal, ninguém leva a mal!

Até à próxima
Posted by Picasa

SNS - URGÊNCIAS...

Posted by Picasa

terça-feira, 8 de julho de 2008

MARIO SOARES

Está como o Vinho do Porto, com a idade melhora!
Sem "papas na língua" diz , agora, da Administração Americana o que Maomé não se atrevia a dizer do toucinho!!!
Longe vão os tempos da sua grande amizade com o Embaixador/Director da CIA, Carlucci de má memória.

Passou-se o mesmo com o Freitas do Amaral que, depois da sua passagem como Presidente da ONU, mudou completamente a sua atitude para com o Império.

Os acérrimos defensores do Bush e seus apaniguados andam muito calados, à espera que o próximo 4/11 chegue depressa.

O "mestre de cerimónias" dos Açores, Durão Barroso, já disse que foi enganado! Mas disse-o de tal forma que até parecia que lhe tinham vendido um Rolex de HongKong em vez de um autêntico Suiço!!!
Como prenda, a direita europeia, chamou-o para Presidente....

Entretanto, o patarata do Bush, ainda esperneia e, desconfio que, até à sua saída, ainda vai desencadear mais um "incêndio" no Irão, talvez não directamente, mas através dos seus poderosos irmãos israelitas, que desejam aproveitar esta oportunidade ÚNICA para se imporem definitivamente na região.

Isto são realidades preocupantes, onde a voz do Mário Soares e de outros democratas com "coluna vertebral", fazem todo o sentido em tentar alertar a sociedade adormecida para o perigoso estrebuchar do "touro enraivecido"!

A economia americana não está de boa saúde, o dólar, qualquer dia, aproxima-se da cotação do metical moçambicano, o povo amaricano, habituado à gasolina ao preço da "uva mijona" já faz contas quando troca de carro, os preços dos bilhetes de avião começam a inflacionar e as frequências dos voos a diminuir.... enfim, chegam agora à conclusão de que foi um tremendo erro estratégico terem convidado a China a integrar a União Mundial do Comércio!!!

Para cúmulo dos cùmulos, sendo o McCaine o 44º Presidente a tomar posse em 4 de Novembro próximo, só as moscas é que vão mudar!!!!

No meio disto tudo, o que pensa Cavaco? Estará só entretido a comer Bolo-Rei?

Até à próxima
Posted by Picasa

segunda-feira, 7 de julho de 2008

PRIORIDADES PORTUGUESAS

1º.- 6.000.000 esperam que o FCP seja banido de todos os campeonatos onde esteja inserido e que, o seu Presidente seja encarcerado para o resto da sua vida no Tarrafal, apesar de não saberem onde fica........

2º.- Que todos os políticos ganhem o ordenado mínimo de inserção para verem o que a vida custa!!!

3º.- Que a corrupção deve ser combatida por todos os meios, salvaguardando os meus amigos.

4º.- Que os milhões do QREN não sejam desbaratados em obras "inúteis" mas sim distribuídos pelos mais necessitados, ou seja, por 6 milhões!

5º.- Que todos tem direito a combustível subsidiado pois até, as idas ao alterne são "em serviço"....

6º.- Que, como cada um sabe governar muito bem este País, ganhando como "eles", quererem ter a oportunidade de o fazer!

Fazendo as contas como o Guterres, cada um 4 anos....daqui a 24 milhões d'anos iríamos ver como estava este País.............................

Resumindo as contas: " não se governam nem se deixam governar"

Por mais Governos que passem, Portugal não sai da cepa torta por culpa do seu povo. É e será um povo estúpido, acrítico, egoísta, a arrotar pescada quando comeu sardinha, cheio de "peneiras" para os estrangeiros e de criticas mortais para os da casa...

Analizem o Pacheco Pereira, Marcelo Rebelo de Sousa, Vitorino e vejam do que eles falam! Alguma projecção positiva? O positivo neste País não dá audiências.....chamam-lhe logo PROPAGANDA!

Para finalizar, uma confidência:
Quando Jorge Sampaio era Presidente deste País, num encontro com o Rei Jun Carlos, perguntou-lhe se via com bons olhos a União Ibérica.
Amávelmente Juan Carlos retorquiu que não seria o melhor momento, pois Portugal iria afectar negativamente as contas do Reino!!!

Talvez melhores dias chegarão....

Será melhor pensar, de momento, uma aliança estratégica com as gaivotas das Berlengas? Digo isto porque com o ASNO da Madeira não se pode contar.....

Emigrem e sejam felizes a sério

Até à próxima
Posted by Picasa

FERIAS...

Um sabor esquesito de "rien faire", "rien savoir"... ouvir exclusivamente o trinado dos pássaros que, na sua imensa sabedoria genética, nos transportam para um mundo que, desejamos puro e impolucto!

UTOPIA das UTOPIAS!!!

Afinal o seu trinado não é de alegria, mas sim de desespero...

O bípede aí está a destruir antrofàgicamente o planeta!!!
Os danos colaterais são inavitáveis para as gerações futuras.

Entretanto e cegamente, os donos do planeta (G8) continuam egoísticamente, a exigir mais "lucros", fazendo lembrar o "feudalismo" medieval!

A globalização do séc.XVI, iniciada pelos portugueses, foi uma abertura aos mercados e culturas, até então, nunca conhecidas mas aproveitadas pelos países do Norte da Europa, para imporem o seu mercado puro e duro - Holanda no comércio e Inglaterra nas pilhagens - para aí começarem, realmente, com a exploração do homem pelo homem.

Actualmente, com a crescente alfabetização dos povos e a consequente diminuição da natalidade, poderíamos pensar que esse "feudalismo" tenderia a desaparecer.

ERRADO! As disparidades dos rendimentos acentuam-se, a sobrevivência, no seu aspecto primário, está na ordem do dia, as democracias nos países ricos viraram oligarquias difíceis de remover pois, quanto mais dinheiro, mais poder, mais markting para convencer aqueles que o próprio ensino cada vez ensina menos, com o mero propósito de os sujeitarem à escassa oferta...e, não refilarem!!!

As migrações dos famintos hoje, são globais, e as estructuras sociais não estão ou não querem estar preparadas para esses movimentos.
Os direitos sociais adquiridos nos anos "gordos" do pós-guerra estão a acabar.
A xenofobia aparece e os nacionalismos, numa Europa que se desejava UNIDA, vão prevalecer e originar convulsões difíceis de conter.
A crise energética contribui, felizmente, para que a solução seja acelerada e previsível a curto prazo, pois a situação começa a ficar insustentável para a grande maioria dos bípedes deste ainda lindo planeta AZUL!

È ainda de estranhar que, com todo este problema global, haja um país onde se abrem noticiàrios espalhafatosos sobre o futebol!!!!

Claro que é Portugal, mas ninguém leva a mal.........

Boas férias
Posted by Picasa