quinta-feira, 22 de maio de 2008

A INFORMATICA

Em Espanha, na semana passada, um professor de matemática, cumpridor com todos os seus deveres cívicos, esteve preso 30 horas por um erro de um Guarda Civil que, ao introduzir no sistema informático o número de um criminoso fugitivo procurado pelas autoridades, enganou-se num dígito e foi dar com o nome deste cidadão cumpridor!

Estava o professor a passar o fim-de-semana com a sua mulher quando, às 5h. da manhã foi chamado à recepção do Hotel dizendo-lhe que a Guarda Civil lhe queria falar.
Vestiu-se a correr, meio em pânico, pensando que teria acontecido alguma coisa aos seus filhos, já maiores mas deixados "à solta" em casa.
Chegado à recepção e perante os olhos aflitos e atónitos da esposa, viu-se algemado, metido num carro da Guarda Civil, conduzido ao Posto e de imediato encarcerado.
À esposa não lhe foram dadas quaisquer explicações sobre o assunto!
O desgraçado do professor começou a rever toda a sua vida para tentar justificar a detenção, mas em vão.
A Juiza de turno confirmou a prisão pois segundo o número que tinha à sua frente ELE era o criminoso procurado!
Entretanto e por sorte, chegou a notícia de que o verdadeiro criminoso tinha sido detido na véspera noutra Província.
Perante todo este imbróglio e, passadas 30h. incomunicado, lá o libertaram com um pedido de desculpas...
Evidentemente que agora, o professor pede responsabilidades tanto à Guarda Civil como à Juiza responsável pela detenção.

Convêm esclarecer que ao professor tinha sido atribuído um número no sistema quando, em tempos atrás, tinha apresentado uma queixa na Guarda Civil de um furto de computadores na sua Universidade.

Aqui reside o problema. Passamos a ser números....
Podiam, pelo menos, distinguir no sistema informático, os números dos queixosos dos números dos criminosos mas, segundo parece, ainda não chegaram a tal sufisticação!!!

Pelo exposto vemos que os sistemas informáticos mal concebidos e executados passam a ser um perigo com que teremos de conviver nos tempos que correm.

ATENÇÃO POIS ISTO PODE ACONTECER A QUALQUER UM DE NÓS.

Até à próxima
Posted by Picasa

Sem comentários: