Os equívocos da Administração Obama levam a situações "hilariantes" no palco da politica internacional, senão vejamos:Aquando do Golpe de Estado provocado pelos militares, depondo e exilando o Presidente Zelaya, democráticamente eleito, a reacção de TODO O MUNDO, incluindo os EE.UU., foi o da condenação e repúdio pelo acontecido.
Entretanto, o auto-eleito Micheletti, em conversações secretas com a Administração Americana e argumentando com a "estabilidade" dos EE.UU. na região, tendo em conta as suas bases nesse País e o "desvio" de Zelaya para os lados de Hugo Chaves, conseguiu o consequente "golpe-de-rins" do Prémio Nobel da Paz (???) que, de um momento para o outro, resolveu apoiar umas novas eleições (ILEGÍTIMAS) para solucionar o "problema"!
Após uma "eleições" suportadas económicamente pelaos EE.UU., não verificadas nem autenticadas por nenhum organismo internacional, foi eleito Pepe Lobo, um grande latinfundiàrio hondurenho apoiante de Micheletti.
A partir daqui, o que constatamos nas reacções mundiais?
O Brasil e muitos outros, coerentemente, mantiveram a posição inicial de repúdio a este processo inconstitucional.
A Europa voltou a não ter uma voz única sobre o assunto, como já nos habituou.
Assim, assistimos a uns Países a seguirem a tese do Brasil e outros "titubeantes" dizendo NIM em comunicados duvidosos.
Foi caricato o comunicado lido por Sócrates, no final da Cimeira Ibero-Americana no Estoril!!!
O querer conciliar duas posições antagónicas numa declaração que não contradissesse nenhuma!!!
Foi mesmo TRISTE.
Esta minha trisreza deriva de Portugal ter, na actualidade, o pior Ministro dos Estrangeiros desde o tempo de D. João Peculiar, o qual ocupou a mesma pasta no tempo de D. Afonso Henriques!!!
A sua dependência da Condoleza Rice e, agora, da Hilary Clinton, é por demais evidente da sua politica seguidista americana e, como Sócrates não tem tempo para se dedicar aos problemas externos, pois os internos já lhe chegam e SOBRAM, a politica portuguesa nesse campo tem sido um completo DESASTRE!!!
Mas, voltando às Honduras, um dos Países mais pobres do Continente Americano, onde as disparidades sociais são imesuráveis e a dependência económica dos EE.UU. é já muito antiga, o Golpe Militar veio alinhar este País com a politica Colombiana de cedência de 7 bases americanas no seu solo, querendo isto dizer que, mesmo com umPresidente Nobel da Paz (???), os EE.UU., não querem deixar o SEU Continente por mãos alheias...
O grande perigo será o deste precedente fazer "escola" e outros Golpes de Estado patrocinados pela CIA (como de costume) estarem na forja em Langley e serem aprovados pelos indecisos Europeus e os outros habituais alinhados.
Ex.: quem pôs o corrupto do Karzai no Afeganistão? Onde foi instruído?
A destabilização da América Central e do Sul já começou.
Vamos, infelizmente, ser testemunhas de mais um ataque frontal e militar às bases da Democracia.
Novos Pinochet's estão a ser treinados para o efeito...
Próximos capítulos a serem seguidos com atenção.
Até à próxima

Sem comentários:
Enviar um comentário