Portugal nunca deixou de ser o país mais pobre dentro dos países ricos, ditos da civilização ocidental.Este lugar no ranking dificilmente se alterará se a estructura do Ensino Oficial não levar àvante as reformas necessárias.
Este Governo tentou mas "os inúteis mais bem pagos deste país" não deixaram!
Assim sendo, o "regabofe" na classe docente(?) continuará e, como diz o povo, só vai para professor quem não sabe fazer mais nada!!!
Sendo o Ensino a base de TUDO, a Justiça irá de mal a pior pois os novos juizes e advogados terão, cada vez mais, dificuldades até na interpretação das leis saídas da Assembleia da República que, por seu lado, terá Deputados eleitos, cada vez mais ignorantes e, onde os interesses privados se sobreporão aos da "causa publica".
A Industria virada para as novas tecnologias, necessita de quadros inferiores e médios com formação adequada o que, não existindo, o fluxo de investimentos estrangeiros derivará para países onde o Ensino, e por conseguinte essa massa laboral seja competente e disponível.
Assistimos já nesta década, a que os países do chamado 3ºmundo, estão a apostar fortemente na sociedade do conhecimento, pois verificam que só com um povo culto e formado poderão aspirar à verdadeira liberdade, democracia e qualidade de vida.
Em Portugal assistimos ao fenómeno inverso: o declíneo na formação básica do indivíduo, o índice de productividade catastrófico, o aumento da corrupção, o impasse governativo, o desleixo judicial, a impotência policial, o desemprego galopante, as falências duvidosas, etc., etc., mas o povo todo contente porque o Benfica vai em 2º lugar!!!!
...não há paciência para aturar esta gente!!! Felizes dos emigrantes....
Para mudar este "fado" era realmente preciso MUDAR A ESTRUCTURA DO ENSINO, purgando os MAUS e valorizando os BONS - tanto docentes como discentes - aplicando no Ensino Público muitas das regras do Ensino Privado, que a tão almejada Progressão na Carreira fosse possibilitada únicamente aos EXCELENTES devidamente avaliados, assim como outros detalhes que, seria fastidioso da minha parte aqui enumerar.
Com mão firme, acho que se conseguiria no espaço de uma geração, inverter a tendência suicida deste Povo Português!!!
Até à próxima
